sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bebés “irritáveis” existem?


Claro que não é suposto um bebé chorar horas a fio, dia e noite, etc, mas é normal que de vez em quando os bebés chorem! Sobretudo os mais pequeninos, e é normal que os pais fiquem aflitos, é normal que se sintam incapazes e é normal que fiquem impacientes!
Existem várias razões que levam os bebés a chorar, sobretudo os recém nascidos e os bebés mais pequenos. O nascimento é um acontecimento que requer uma série de adaptações para os pais mas também para o bebé, que se vê rodeado por outro espaço envolvente, novas luzes cores e sons, estímulos constantes e confusos para a sua ainda muito limitada atenção. Se pensarmos na mudança brusca de ambiente à qual um recém-nascido é sujeito, facilmente conseguimos perceber que chore e se irrite com facilidade mesmo que os pais procurem proporcionar-lhe um ambiente calmo. Quando não se proporciona este ambiente calmo, e estamos perante pais ansiosos, pais incapazes, ou pais negligentes, maior é a probabilidade de irritabilidade do bebé. O mesmo pode acontecer se estivermos perante uma mãe deprimida ou um bebé que tenha determinada doença como veremos de seguida.
Em relação à depressão da mãe, o bebé pode e deve ter um outro prestador de cuidados com o qual estabelece uma relação de vinculação (o pai, uma avó por exemplo) o que significa que o bebé acabará por se sentir amado e cuidado, o que faz com que não fique “irritável”.
O que se passa muitas vezes é que na presença e contacto com a mãe, o bebé sente a tristeza desta e deixa-se também ele entristecer com ela. Os bebés sentem a ansiedade, nervosismo, irritabilidade e tristeza da mãe com muita facilidade. Sentem-no através do toque, da voz e também do cheiro. Isto pode contribuir claramente para que fiquem mais “chorosos” e “irritados”.
No que diz respeito a patologias específicas, podemos afirmar que algumas causarão irritabilidade e sofrimento nos bebés pois provocam mesmo dor física e mau estar geral. Logo, nestes casos, é normal que os bebés se irritem facilmente e se queixem da maneira que lhes é possível: através do choro. Os bebés têm diferentes tipos de choro, que os pais devem tentar apreender e identificar sempre que lhes seja possível, afim de perceber se se trata de uma irritabilidade “ambiental” (qualquer factor externo à criança) ou se o bebé está em sofrimento físico. É impressionante como muitos pais conseguem identificar os “pedidos” dos seus bebés e compreender exactamente as suas queixas.
Logicamente cada criança é única e cada família terá a sua forma de encarar o choro, o importante é não desesperar, não tendo receio de procurar ajuda especializada se necessário.
A maioria das situações conhece um final feliz, embora conte com algumas dores de cabeça e noites mal dormidas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário